Você já deve ter ouvido falar em peças de "alumínio fundido" ou "alumínio batido", especialmente quando o assunto trata-se de panelas e utensílios de cozinha. Mas afinal, vocês sabem como essas peças tão queridinhas na cozinha da população brasileira são fabricadas? Nesse post explicamos a forma como as nossas peças em alumínio fundido são produzidas. Vamos lá!
O alumínio é uma das ligas metálicas mais utilizadas em todo o mundo e o seu processo de fabricação está presente na história da humanidade há muitos séculos. Tudo isso é fruto da facilidade de trabalho associado ao baixo custo quando comparados ao ferro e aço inox.
No caso das nossas panelas de alumínio fundido o processo de fabricação ainda é bastante artesanal e engloba as seguintes etapas:
- fabricação de moldes: o molde é a peça na qual o metal fundido é colocado para que se obtenha o formato desejado. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida.
- fundição de alumínio: etapa em que acontece a fusão do alumínio em um forno apropriado na temperatura de 600 °C.
- envase do alumino fundido no molde: é o enchimento do molde com metal líquido.
- desmoldamento: retirada da peça do molde de alumínio.
- acabamento da peça: etapa final, onde ocorre o polimento e/ou craqueamento da peça bem como a instalação dos cabos, alças e demais acessórios.